RSS

Curso Superior

A sociedade está em rápida transformação, o mundo organiza-se de forma global. Há uma enorme necessidade de homens e mulheres desenvolvidos em suas capacidades cognitivas para atender as necessidades dessa nova sociedade. Vivemos a era do conhecimento, neste sentido, é preciso cada vez estudar mais.
Também o mercado de trabalho encontra-se nesse movimento de transformação. Há uma enorme necessidade de se ter um curso superior, pois é isso que o mercado de trabalho está exigindo, um diploma e muito conhecimento.
O curso superior é necessário para a formação profissional, ela é uma forma de capacitação excelente, porque o conhecimento recebido nas Universidades é possibilidade de descobertas de habilidades, de pesquisa, de preparação de profissionais qualificados. Podemos afirmar que a formação em um curso superior possibilita competir numa sociedade onde há falta de empregos ou ainda ocupar novas profissôes e empregos que estão surgindo diante da transformação da sociedade do conhecimento e da tecnologia. Também é preciso ressaltar que há empregos que só poderão ser ocupados a partir do conhecimento adquirido nas Universidades. A profissionalização com curso superior resulta em bons cargos e bons salários, mas é claro, precisa também de muito esforço da parte de cada pessoa.
Temos abaixo, o depoimento da diretora de nossa escola, que é um verdadeiro exemplo para nós, pois uma faculdade fez a diferença em sua vida.


Sou Rozeli Benner Eger, pedagoga, fiz pós-graduação em Psicopedagogia e em Gestão Escolar. Estou na educação há 24 anos, sou a primeira mulher formada num curso superior da comunidade de Rio Antinhas, onde está inserida a E.E.B. Pref. Frederico Probst, da qual estou na função de diretora.
Comecei o curso superior em 1991 e tive que superar alguns princípios enraizados na comunidade e a principal delas é que não havia necessidade de se ter um curso superior, no caso da educação, o certificado do magistério era o suficiente. Para as pessoas, ensinar ler, escrever e fazer cálculos matemáticos era o suficiente para os alunos e o professor formado no antigo 2º grau dava conta dessas necessidades.
O curso de magistério muito me auxiliou na formação, mas não era o suficiente, algo me inquietava, pois através do gosto pelas leituras compreendia que era papel da educação uma formação integral e essa formação perpassava pela formação do professor. O curso superior viria complementar os conhecimentos tão necessários ao professor para que exerça com competência o seu papel. Como havia escolhido a profissão de educar estava consciente da necessidade de alcançar os objetivos de responsabilidade de cada educador. Superei o preconceito colocado na comunidade.
Outro aspecto determinante nessa decisão era a dificuldade de a cada ano conseguir aulas uma vez que tanto na escola pública ou se fazia concurso ou se inscrevia para um processo seletivo que o que determinava a classificação era os anos de serviço, uma vez que não havia pedagogos formados. Como era recém formada no magistério não tinha tempo de serviço e apenas era chamada para ministrar aulas quando era dada licença a algum professor.
Apaixonada pela educação venci o preconceito, fiz vestibular e todas as noites deixava minha casa para realizar meu sonho. É preciso ressaltar as dificuldades de locomoção pois dependia do horário de dois ônibus e ia todas as noites à Rio do Sul. Foram quatro anos chegando à meia noite, ou às vezes até mais tarde.
A partir do 2º ano de curso superior as coisas já eram diferentes, os anos estudados já contavam na pontuação e a minha classificação já me dava o direito de ser uma das primeiras. Depois de formada a garantia de aula era certa a cada início do ano letivo, sem contar as diferenças no salário.
O curso superior também possibilitou, através da apropriação do conhecimento, a segurança no momento do concurso público.
É preciso destacar que o curso superior além de preparar para a formação profissional, ele proporciona o desenvolvimento do ser humano em diversas competências.

Segue abaixo um exemplo em quadrinho:


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

33 comentários:

klaudio doerner disse...

Concordo plenamente com a Dona Rozeli,isso ajuda a transformar nossas vidas,com o curso superior ou mesmo o tecnico,parabens...pelo texto.

Unknown disse...

Realmente a sociedade se transforma rapidamente, vivemos a era da tecnologia e do conhecimento. Existem novas profissões surgindo e faltam profissionais, por isso há necessidade da formação. Destaco a importância da formação a nível de curso superior pela relevância da formação pessoal e profissional. É nas universidades que se oportunizam os campos de pesquisa principalmente para essas novas profissões, além da formação pessoal. Se vivemos a era do conhecimento e esse é produzido pela humanidade, precisamos afirmar que há uma necessidade de estarmos sempre em formação, tanto pessoal quanto profissional para não sermos descartados por esse mundo global se instala frente aos nossos olhos.

Sergio disse...

Concordo, um curso superior é mais uma porta que se abre para o mundo do trabalho.Parabéns pelo belo trabalho realizado!!!!

Unknown disse...

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, isso faz com que cada vez mais haja a nacessidade de curso superior. Pessoas que esteão preparadas com cursos específicos tem maiores chances de se estabelecerem em um bom emprego e um bom salário.

Unknown disse...

Concordo totalmente com o texto, pois qualquer curso superior nos possibilita concorrerer e se destacar nesse disputado mercado de trabalho, na qual a sociedade vem se transformancdo em uma sociedade de conhecimento e de tecnologias. Assim então, precisamos acompanhar essas transformações para nos atualizar no mercado de trabalho!

Sergio disse...

Muito bom, concordo plenamente com o texto, todos deveriam ter uma visão assim do curso superior!!!
Parabéns pelo blog!

ATT : Cleiton Roberto Sanchez
Ivan Weber
Jean Carlos Pageno
Mario Francisco Weber

Unknown disse...

Para trabalhar no mercado de trabalho temos que ter um curso superior porque só o ensino médio não é o suficiente, pois vivemos numa sociedade que a cada dia nos cobra mais conhecimento.

Sergio disse...

Com certeza, um curso superior é um caminho que se abre para muitos, garantindo o emprego.
Parabéns pelo texto realizado..!!!


Atenciosamente: Jonata da silva porto,

Leonardo José Luiz.

Unknown disse...

Concordo plenamente com o texto,pois o ensino médio não é mais o suficiente para o mercado de trabalho que está cada vez mais exigente.Precisando assim, de um curso superior ou técnico para conseguir adquirir um bom emprego, com um bom salário.

Nãoomé disse...

Caara isso é muito importante hoje em dia! Nos tempos em que estamos curso superior é fundamental!

Unknown disse...

Beto disse...
O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, isso faz com que cada vez mais haja a nacessidade de curso superior.

Unknown disse...

Lucas disse...
Para trabalhar no mercado de trabalho temos que ter um curso superior porque só o ensino médio não é o suficiente ,pois o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo

Unknown disse...

Eu concordo com o texto, pois no mundo de que estamos vivendo, ganha um bom emprego e salário quem tem um bom conhecimento e isso se adquire em um curso superior.Parabéns pelo texto.

Elaine disse...

No mundo "globalizado" devemos dar muita importancia a um curso superior, pois isso é fundamental!
O texto está otimo!!!

Alice disse...

Eu concordo com o texto, porque um curso superior é bem melhor que um curso técnico então as pessoas que tem um curso superior tem bem mais chance de entrar no mercado de trabalho...
o texto está muito bom!!!

Unknown disse...

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, por isso é muito importante investir em um curso superior. Ele nos dá maior especificação na área escolhida e na minha opinião é maior garantia de futuro em relação ao curso técnico. Parabéns, o texto muito bom!!!

Unknown disse...

Realmente o mercado de trabalho está muito competitivo e pessoas qualificadas ganham um melhor emprego.

Unknown disse...

um curso superior é fundamental pois o mercado de trabalho tá cada vez mais exigente.
o texto está ótimo!!

Unknown disse...

Um curso supirior ajuda, mas precisa de esforço e boa força de vontade para você chegar até la e conseguir o que quer alcançar pois hoje em dia nada e tão facil assim para se conseguir. E parabens pelo texto pois ficou muito bom.

Unknown disse...

O mercado de trabalho esta cada vez mais competitivo e quanto mais estudo e bons cursos conseguiresmos um bom emprego.parabens ficou otimo o texto!!!

Unknown disse...

o mercado de trabalho está precisando de pessoas cada vez mais especializadas,por isso precisamos de um curso técnico na área em que desejamos trabalhar,pois isso é garantia de futuro!!!

Unknown disse...

O curso superior antes não era tão necessário,entretanto agora há uma grande necessidade de se ter um curso superior.O curso superior pode e transforma a vida das pessoas que realizam esse processo para entrar no mercado de trabalho.
Também se tem o curso técnico,porém uma capacitação melhor gera lucros e vantagens melhores.
PARABÉNS PELO TEXTO!!!

Unknown disse...

precizamos cada vez mais fazer cursos para nos informar sobre as mudanças no mercado de trabalho.

Unknown disse...

É verdade, um curso superior é muito importante, pois nos garante um futuro financeiro bem melhor.
Parabéns pelo blog e Laís, parabéns pelo texto amor, te amo

Unknown disse...

Com certeza o curso superior é mto importante para encontrarmos um bom emprego. Alguns anos atrás o curso superior não era tão exigido e pedido por empresas otros tipos de comércio ou até na educação. Mas hoje em dia, está cada vez mais comum pessoas "idosas" ou até jovens fazendo o curso superior. Ele é bastante importante para todas as áreas em comércio, etc.

óiin! *-* tah cada vez meelhor :0

Pastelaria da Hora disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pastelaria da Hora disse...

Um curso superior ajuda muitas pessoas a desenvolverem mais suas habilidades e descobri-las mais ainda, mas para isso devemos tambem ter experiencias, colocar planos em prática e nunca esquecer quem realmente somos. O mundo de hoje exige muito das pessoas, devemos estar sempre nos atualizando e buscando novas maneiras de exercer nossa profissão!

Gabriela Zimmermann de Farias 2º ano EM
Colégio Galileu

Carlos Afonso disse...

Isso mesmo, mas tambem devemos ir alem como uma pós, e tambem devemos ver se a qualidade do ensino é boa ou não adiantara de nada. Tmbem devemos resaltar que com uma faculdade você aranjará muitos empregos, porem teremos que ver se esses empregos corespondem ao nosso ensino e se vamos obter um lucro acima do que o gasto no ensino

Carlos Afonso
2° Ano Do Colégio Galileu

Silvia Alice disse...

Penso ainda que só o ensino superior já não é nem mais o suficiente. Há necessidade de estar se aprimorando sempre, pois a exigência do mercado a cada ano que passa também é cada vez maior. A qualificação deve ser constante, até por que novas profissões estão surgindo.Com certeza que quem se aventura no ensino supeior amplia muito mais seus horizontes e suas possibilidades de crescer como pessoa e como profissional.

Prof. Sílvia Alice
EEB Pref. Frederico Probst

Unknown disse...

Um curso superior é realmente necessário e fundamental, porem esse curso se torna válido qundo se tem certeza do que se quer, da profissão quer seguir. Muitos buscam uma habilitação que muitas vezes traz pouco beneficio para sua vida, a não ser o conhecimento para vida.Porém é importante ressaltar que hoje a sociedade exige principalmente dos jovens, muito mais que um curso supeior. Cursos técnicos relevantes a sua profissão ou seu ideal de futuro, são fundamentais e acima de tudo, buscar o conhecimento sempre, buscar informações sobre a evolução do trabalho isso é impresindivel. Realizar um sonho,requer muito esforço, dedicação e percistencia. Boa sorte para todos e parabéns pelo texto.

juliana disse...

Parabéns pessoal, os textos estão melhor a cada publicação, a riqueza de informação está sendo muito comentada pelos jovens que acessam o blog, e com certeza mais do que um concurso o blog está sendo uma experiencia de vida e conhecimento.

Parebéns!!! Continuem firmes nesse objetivo.

Unknown disse...

O trabalho está bom!
o mercado está cada vez mais exigente
e quem tem curso superior ganha salario melhor

okalyaklin disse...

Harrah's Philadelphia - CasinoCyclopedia
Find Harrah's 경주 출장마사지 Philadelphia, Greater Philadelphia casinos, photos, 안동 출장안마 prices, expert advice and reviews. Search 부산광역 출장마사지 by area,  Rating: 2 안산 출장안마 · 과천 출장샵 ‎2,049 reviews

Postar um comentário