RSS

Curso técnico: o primeiro passo

Como falado na postagem anterior, o que falta no mercado de trabalho hoje, é a profissionalização, e para isso, existem duas opções: curso técnico e curso superior. A diferença entre o curso técnico e o superior, basicamente é a duração dele e o modo com que as aulas são dadas. No curso técnico, o foco principal é a pratica, com poucas aulas teóricas, e no final do curso, geralmente a escola que deu o curso já indica seus alunos para as empresas ou a empresa já busca nessas escolas pelos melhores alunos. No curso superior é aplicado mais conteúdo, aulas teóricas, e como é de maior duração, tem se um maior conhecimento e ainda tem a vantagem de que com o curso superior, a tendência é de salários bem maiores que os do curso técnico. O caminho mais rápido para se tornar um profissional qualificado é fazendo o curso técnico, pois a duração do curso é menor, e as aulas são mais práticas do que teóricas, e na maioria das vezes, o que conta mais é essa pratica que a pessoa já tem, pois com isso o trabalhador saberá lidar melhor com o trabalho escolhido.

Entrevistas com alunos do curso técnico:







Entrevista com professor:





Empresário que fez cursos técnicos:




Na disciplina de matemática os alunos do 3º ano do Ensino Médio realizaram uma pesquisa baseado no tema Formação técnica: garantia de emprego, com todos os alunos do Ensino Médio da E.E.B. Pref Frederico Probst. Com base na pesquisa pode-se observar que a maioria dos alunos concordou que com o certificado de um curso técnico garante-se o emprego de muitos jovens. Portanto a turma através de um debate discordou de alguns fatores e descreveram as seguintes opiniões: um jovem que conclui o curso técnico, geralmente não está preparado para entrar no mercado de trabalho, pois atualmente exige-se mais que um certificado. A experiência, o desempenho e o conhecimento geral são os principais indicadores para se conseguir emprego. Portanto é importante o jovem saber que é fundamental buscar o conhecimento através desses cursos técnicos e que mais importante é que ele busque além disso, outras habilidades. Gráfico da pesquisa:
Alunos registrando sua opinião sobre o assunto no mural:


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

30 comentários:

Unknown disse...

baseado no texto anterior,gostaria de frisar que um curso técnico é fundamental, porem não é tudo, o conhecimento, a experiencia e as halidades são fatores primordiais para se garantir um emprego. Parabens pelo texto

Unknown disse...

concordo com o comentario,pois estou no terceiro ano e me preocupo com o futuro.sei que o curso técnico vai ajudar, mas não vai garantir um emprego,apenas abrir caminhos para o meu futuro proficional

Sergio disse...

Alguma qualificação profisssional (seja em curso técnico ou superior) é o que o jovem mais precisa para participar do mercado de trabalho.As vezes não garante um emprego, mas é uma porta que o jovem tem de conseguir em breve o primeiro emprego.Parabéns pelo texto!!!!

Unknown disse...

Gostei muito desse comentário, pois ele alerta, nós alunos, sobre as exigencias de hoje do mercado de trabalho, mostrandonos que o curso técnico é não só quase ma obrigação, mas um dever para quem quer se destacar nesse mercado tão concorrido. Parabéns!

Unknown disse...

Tudo isso é nada mais nada menos que a pura verdade.
No começo, o inicio não é nada fácil,depois vai embora.
Muito bom o texto. sz

Unknown disse...

Bom dia... primeiramente quero dar meus parabéns aos alunos, professores e a direção do colégio pela iniciativa e pelo ótimo trabalho que estão fazendo. Também quero agradecer o convite de participar deste trabalho através da entrevista.

e mais uma vez frisar, que com certeza o curso técnico não é a garantia de um bom emprego, o que vai ser a garantia é você ser um BOM TÉCNICO, um bom profissional e isso requer um esforço a mais do que simplismente vir uma vez por semana fazer atividades programas, exige pesquisas, leituras, etc.

Att: Jeancarlo Souza

Unknown disse...

Penso que com o avanço da tecnologia, nós jovens precisamos nós aperfeisuar e atualizar. Com isso nada melhor como começar com um curso técnico pois tem um tempo de duração menor. Mais simceramente penso que nem um curso garante um emprego no mercado de trabalho.

Unknown disse...

concordo,porque o curso técnico é uma garantia para o futuro,mas não para um trabalho. Estou terminando o terceiro ano e estou preucupada com o mercado de trabalho
que procuram pessoas capacitadas
parabéns pelo trabalho

Unknown disse...

Com o avanço da tecnologia acho que algumas empresas exigem experiência para garantir emprego e o curso técnico, vem proporcionando agente acompanhar essa inovação do mercado de trabalho.

Unknown disse...

Parabéns pelo comentário gostei muito, porque um curso técnico é um incaminhamento para o mercado de trabalho, e não uma garantia total de emprego no mercado de trabalho.

Parabéns!!!

Unknown disse...

o texto está bom.porque ele mostra que muitos alunos acham que o curso tecnico é garantia de emprego,mas eu acho que não porque ele só ajuda.Curso tecnico não é garantia de emprego depende da força de vontade da pessoa.

Alice disse...

Eu concordo com o texto porque com a tecnologia o mercado de trabalho está exigindo pessoas bem mais qualificadas, então o curso técnico pode ajudar.

Elaine disse...

Eu concordo com o texto. O mercado de trabalho esta cada vez mais competitivo e exigente. por isso um curso tecnico é fundamental.
O trabalho está otimo!!!

Unknown disse...

O curso técnico ajuda muito no mercado de trabalho,mas além de um curso precisamos de um diploma que comprove o conhecimento do jovem.Não é suficiente apenas o diploma se não se tem conhecimento,aforça de vontade para seguir a diante e experiência.

Unknown disse...

Parabéns pelo texto, pois hoje em dia um curso tecnico é muito importante, não garante um emprego, mas é um bom auxílio para conseguir um.

Unknown disse...

Eu realmente acho muito importante investir em cursos técnicos. Eles não são garantia de emprego, mas é um passo muito importante no profissiomalismo de uma pessoa, pois candidatos bem mais especializados com certeza serão prefência no mercado de trabalho. Parabéns pelo texto!!!

Unknown disse...

achei otimo.parabens

Unknown disse...

Eu concordo,mas precisamos ter um conhecimento bem especializado na área em que desejamos trabalhar.

Unknown disse...

achei otimo.Parabens a todos.

Unknown disse...

um curso técnico é importante para ter um bom emprego, mas a principal importancia é a dedicaçãoda pessoa.
Parabéns pelo texto!!!

Unknown disse...

Eu gostei muito do comentário,pois aborda um assunto de suma importância para o meu futuro como profissional no mercado de trabalho.Porém não concordo que um curso técnico garanta um emprego,entretanto este mesmo ajuda a preparar e qualificar a todos que desejam entrar no mercado de trabalhho.

Unknown disse...

achei bom por falar sobre o mercado de trabalho

Unknown disse...

acho muito importante ter um curso tecnico, pois ajuda a conseguir um emprego com mais facilidade. Parabens!

klaudio doerner disse...

um curso técnico é importante para ter um bom emprego, mas a principal importancia é a dedicação da pessoa,se não,não adianta fazer curso.
Parabéns pelo texto!!!

Natália Hoegen disse...

Bom... Um curso técnico ou um superior o importarte é ser excelente no que faz!
O mundo já está farto de pessoas que são boas nisso, mais ou menos naquilo e por aí vai...
O que a nossa sociedade precisa é de pessoas que gostam e que são excelentes no que fazem.
Não importa pra mim se tem curso superior ou técnico, basta ser o melhor!

E como todos sabem que ser o melhor não é algo muito fácil, a pessoa necessita se dedicar e aprender ao máximo sempre olhando para o futuro, aproveitando as oportunidades, deixando de lado o que não há proveito e seguindo em frente com inteligência... O caminho para ser um profissional excelente é fazendo as melhores escolhas, aquelas escolhas que estão dentro da ética e da moral do ser humano.

Aluna: Natália Caroline Hoegen
Série: 2º ano do E.M
Colégio Galileu

Silvia Alice disse...

Realmente, atualmente, as empresas estão priorizando profissionais que tenham curso técnico até porque a mão de obra é mais barata, além do que conseguem se especializar mais rápido e e especificamente numa área. Não que um curso técnico não seja importante mas com certeza não existe a mesma valorização do profissional que cursa uma universidade. O seu estudo é muito mais aprofundado.

Unknown disse...

O curso técnico tem um duração menor, mas em contrapartida os salários são, na maioria, menores e o indivíduo dispõe de um conhecimento mais limitado, apesar de ter grande prática.

Já o curso superior tem uma duração bem maior, entretanto os salários são maiores e o conhecimento é mais abrangente.

Hoje as empresas ao invés de contratar pessoas com curso superior, muitas vezes contratam duas com curso técnico, o que dificulta a vida de muita gente com curso superior, mas quem realmente quer trabalhar e ganhar dinheiro basta se esforçar, pois cada dia há mais e mais oportunidades de emprego.

Douglas Hemkemaier da Silva
2º ano do Ensino Médio - Colégio Galileu

Jenifer *-* disse...

é mto importante que os jovens hj em dia tenham um curso técnico, isso realmente ajuda as pessoas a encontrarem um bom emprego em áreas q realmente gostam!

Tá cada vez meelhor hein... parabéns

Unknown disse...

Atualmente há uma necessidade muito grande de técnicos no mercado de trabalho, por isso aconselha-se o jovem fazer um curso técnico antes do curso superior. Um é o complemento do outro, precisamos estar sempre nos formando seja como cidadãos ou como profissionais. Neste sentido é preciso dizer que todo curso que o profissional puder fazer vai torná-lo cada vez melhor, exigência essa imposta pela sociedade moderna. Jovens! Vocês são a geração do amanhã, por isso aproveitem as facilidades colocadas a vocês no tocante a profissionalização. Ao grupo de trabalho,continuem firmes e determinados.

Marcus disse...

merda. no meu caso foi bem diferente. estou concluindo o curso de meio ambiente. tudo muito teórico. nada de prática.

Postar um comentário